Wednesday, November 07, 2018

“O Homem Que Perseguia A Sua Sombra” (impressões pessoais)

Adoro ler romances policiais escritos por nórdicos. Aliás, eu adoro a literatura do Norte da Europa mas não consigo descrever por palavras por que ela é tão diferente da literatura norte-americana. Sei que é diferente e ponto final.

Talvez seja porque a criminalidade nos países nórdicos é muito baixa. Então comparada com a dos Estados Unidos…

Mesmo assim, há grandes escritores de romances policiais no Norte da Europa e eu já tive a sorte de ler alguns. Agora que estou a pensar, talvez os romances policiais escritos por nórdicos sejam mais ficcionados, aliem o que poderia ser um crime real com algo misterioso. Com isto, talvez consigam prender melhor o leitor, como aconteceu na obra que acabo de ler.

Outra coisa que também tenho reparado ao ler obras essencialmente de escritores suecos e islandeses é a capacidade para ligar duas ou mais histórias num mesmo livro e fundi-las mais à frente numa só. Este livro teve um pouco disso. Temos a história de Faria Kazi e dos gémeos.

Este livro faz parte de uma coleção mas eu não tenho os outros. Já os vi à venda mas não liguei. Se os voltar a ver, vou-os comprando. Apesar disso, dá para ler separadamente. Cada história é uma história. Os personagens é que são quase sempre os mesmos. É como numa série. Em cada episódio temos os protagonistas, normalmente em número reduzido, e outros que aparecem só naquele episódio.

De referir que no final deste livro, estava uma descrição de personagens. Eu lembrei-me que o meu professor de Guionismo dizia que eu era muito boa a fazer isso. Era mesmo a melhor, modéstia aparte.

Não tenciono escrever um livro mas já me tinha esquecido desse pormenor. É o mau de não estarmos a exercer a profissão para a qual estudámos.

Por cá ainda vou escrevendo e lendo alguma coisa, para não destreinar. Estas coisas mais técnicas vão esquecendo com o tempo.

Voltando a falar mais deste livro, foi uma leitura extremamente positiva. Prendeu quase do início ao fim.

No comments: