Thursday, January 25, 2018

“The Living Daylights”- A-Ha (Música Com Memórias)


Mês de janeiro, mês de abrir todas as rubricas habituais do meu blog. Segue agora a primeira história da minha vida com uma música como mote- o Música Com Memórias.

A primeira canção calhou a ser esta. Passava na rádio e logo fui transportada para um final de verão na praia com os meus vizinhos, uma visita ao mercado, os cheiros se misturando. Cheiro a legumes e frutos frescos, peixe acabado de vir do mar, queijos, enchidos e bolos. Em suma, o típico cheiro dos mercados de praia.

Primeiro comecei por sentir esses cheiros tão misturados para se fundirem num só- o cheiro a mercado tão comum a todos os mercados por onde passo.

Enquanto os adultos escolhiam frutas, legumes e peixe para as refeições, eu (aí com uns nove anos) apreciava brinquedos de praia. Estavam ali penduradas raquetes e bolas de Futebol. Algures, como som de fundo, passava esta música. Daí eu ter associado a este momento e a este local.

Aquele final de verão na Costa Nova esteve pouco convidativo para a praia. Foram mais os dias que estivemos em casa. A certa altura, a rua estava toda inundada e ia haver festa dali a uns dias. Não me lembro como fizeram.

No andar de cima da casa, eu refastelava-me a ver televisão a cores. Uma novidade para mim. Ficava embasbacada ao conhecer as cores das imagens que estava habituada a ver em casa a preto e branco.

Creio que já aqui falei do hino de abertura da RTP. Tenho ideia disso.

Fica aqui mais um pedaço das minhas memórias. Cores, sons, odores e sabores. Todos os sentidos mesclados em forma de memória.


No comments: