Sunday, January 28, 2018

Como justificar que se está doente?

A Ordem dos Médicos propõe acabar com os atestados de três dias por achar que, tais documentos, levam a que uma enorme quantidade de pessoas recorra aos centros de saúde e mesmo aos hospitais para que os médicos lhes passem ou renovem esses atestados.

Se tal proposta não passar de uma simples intenção, como fazer para justificar as faltas nos locais de trabalho?

Eu acabo de ter uma ideia brilhante. Bem, ideias vindas da minha pessoa não serão assim tão brilhantes, simplesmente estapafúrdias. Neste caso, a ideia surgiu quando eu resolvi sacar do telemóvel e tirar uma foto ao meu olho só para ver como ele estava. Estava-me a doer imenso. Aqui a questão é que eu raramente falto ao trabalho. Se calhar até de rastos iria trabalhar.

Estamos na era das novas tecnologias, das redes sociais. Tudo se sabe no momento em que acontece, mesmo que as pessoas estejam tão distantes umas das outras. Usar os telemóveis com as respetivas fotos para justificar uma doença será uma ótima ideia. Assim os centros de saúde e as urgências ficam só para quem tem problemas mais graves. Gripes, indisposições, dores de cabeça, ressacas e afins serão justificadas recorrendo a fotos ou vídeos.

Damos o exemplo de alguém que falta ao trabalho porque está com febre. Tira uma foto ao termómetro e envia para a entidade empregadora. Acho que só o termómetro não chega. A pessoa tem de estar na cama com um pano molhado em cima da testa e o termómetro enfiado na boca com a indicação da temperatura virada para a câmara do telemóvel. Sempre se pode questionar se o termómetro não foi colocado junto a uma fonte de calor antes.

Justificar uma dor de cabeça será mais difícil. As fotos ainda não produzem sensações, pelo menos diretamente. Nem que a pessoa mostre um ar sofrível perante as câmaras.

Se o trabalhador caiu, se queimou ou se magoou de outra forma, isso é fácil de justificar apenas com uma foto.

Aprovam a ideia, meus senhores?


No comments: