Thursday, January 28, 2016

A velha simpatia pelo Portimonense



Eu gosto do Portimonense e fiquei feliz por terem ganho ao Sporting por 2-0 para a Taça da Liga.

Antes de iniciar a crónica deste jogo, vou explicar por que tenho um fraquinho pelo Portimonense. Há anos, quando eu andava no liceu, tinha o hábito de escrever para clubes e jogadores. Ainda escrevia as cartas à máquina. Ninguém diria que, escassos anos depois, à distância de um clique, posso acompanhar os meus clubes e jogadores favoritos, podendo interagir com eles.

Houve uma altura em que o Portimonense tinha imensos jogadores dos Balcãs, algo que muito me agradava. Era também o tempo em que eles vinham para todos os clubes, menos para o Benfica. Hoje é ao contrário. Se os há, eles estão no Benfica e, especialmente na Sérvia, há imensos adeptos do Benfica. Aí em 1994 ou 1995, o Portimonense tinha imensos. Lembro-me de um que era o Zoran Vukcevic que também jogou no Chaves e no Feirense. Depois foi jogar para a Eslovénia.

Como havia muitos jogadores dos Balcãs no Portimonense, eu escrevi para lá e eles responderam-me. Enviaram-me uma série de coisas. Havia uma folha autografada por todos os jogadores, um galhardete que ainda hoje está pendurado no meu quarto, uma foto mais antiga e uma t-shirt da qual gostei muito. Ainda hoje a tenho e diz “Futebol É Para Fazer Amigos”. Hoje, se alguém do Portimonense estiver a ler isto, fica a saber que ainda hoje tenho essas coisas e com elas uma grande simpatia pelo clube.

Vamos então ao jogo:

O Portimonense já cria perigo. O Sporting responde por Aquilani.

Bruno Cesar remata ao lado.

Carlos Mané cria perigo.

E o Portimonense marca por Ewerton. Surpresa? Talvez não.

Fidélis ainda remata mas com pouco ou nenhum perigo.

Chegamos ao intervalo com o Portimonense em vantagem. Força Portimonense!

Há ali grande perigo. Ia sendo autogolo. Havia fora de jogo, entretanto. E o Carlos Henriques está deitado no relvado. Entra a médica do Portimonense para assistir o seu guarda-redes.

O Sporting cria perigo.

Alberto Aquilani aplica agora uma das suas ameixas, das que se podem dizer que vieram mesmo do pomar do Senhor Alberto, e cria imenso perigo.

A bola entra na baliza mas havia fora de jogo. Que perigo!

Bruno César remata com perigo, me parece.

Fidélis remata para fora. Ainda é canto.

Marcel remata para Marcelo defender.

Agora há um choque entre Marwin e Zambujo. Entretanto, Zambujo que entrou há pouco, vai ter de sair em maca para o hospital. Ficou completamente grogue.

Marcelo nega o golo a Fabrício.

Volta a criar perigo, o Sporting.

Há grande penalidade a favor do Sporting mas Carlos Henriques defende a grande penalidade de William Carvalho.

O primeiro cartão amarelo do jogo é para Montero que travou Marcel em falta.

Marcelo volta a negar o golo a Fabrício.

E já são três, os duelos que Marcelo vence a Fabrício. Estou a gostar deste jogador brasileiro do Portimonense, sim senhor!

Há grande penalidade para o Portimonense porque Marcelo travou em falta o seu amigo Fabrício. Será ele a converter? Não, é o Ewerton e converte. Este jogador foi o autor dos dois golos do Portimonense.

O jogo termina e o Sporting terá de esperar um milagre para seguir em frente na Taça da Liga. Estou contente por ter visto o Portimonense a jogar assim e sobretudo a ganhar, ainda por cima ao Sporting.


No comments: