Wednesday, November 20, 2013

“Romance De Amadis” (impressões pessoais)



Eu não conhecia esta obra até ao momento em que a li. O autor era-me vagamente familiar mas eu tenho a tendência para conhecer melhor os autores estrangeiros do que os portugueses, até porque em Portugal não há quem escreva bons policiais e bons thrillers.

Apesar de este livro não ser um romance policial, nem um thriller, gostei bastante de o ler. É diferente. É uma obra a roçar o fantástico e o épico. Gostei bastante da história. É emocionante e comovente.

Antes de começar com a obra propriamente dita, há longos prefácios e introduções que são mesmo mais longas do que a obra e mais difíceis de ler também. Tudo isto porque a origem desta obra é desconhecida e há mesmo um diferendo, digamos assim, entre Portugal e Espanha. Ambos os países ibéricos reclamam para si a origem deste romance e não se chega a nenhuma conclusão. Afonso Lopes Vieira apenas resume aqui a obra de origem espanhola e torna-a menos extensa e enfadonha. O resultado final foi um livro que se leu em apenas três dias.

Maior do que este é o livro que já comecei a ler. Apesar de ainda estar muito no início, este livro promete muito, inclusive posso-o ler também em poucos dias. Já me encontro a ler a obra “Ritual” da escritora britânica Mo Hayden.

No comments: