Saturday, November 30, 2013

“O Projeto Atena” (impressões pessoais)


Esta é a segunda obra do escritor norte-americano Brad Thor que leio e, tal como a outra que li há cerca de dois anos, adorei esta, especialmente pela acção do início ao fim e pelo suspense.

Esta obra tem a particularidade de dar o protagonismo a quatro heroínas. Serão, por assim dizer, as quatro mosqueteiras que salvam a sua Pátria de grandes males e arranjam sempre solução para tudo, até para as missões mais arrojadas.

Tudo começa quando elas são chamadas a capturar um traficante de armas de Veneza que forneceu explosivos para um atentado em Roma que fez vítimas norte-americanas. Esse era apenas o peixe mais pequeno de uma organização ainda maior que viria a dar bastante que fazer às nossas heroínas.

Esta obra também tem um pormenor interessante, para além da acção constante e de prender o leitor até ao fim. Aborda as tecnologias pouco convencionais que os nazis desenvolveram. Teriam mesmo eles ideia de enviar pessoas como quem envia um documento por fax? Usaram eles cobaias humanas, nomeadamente prisioneiros para testar as suas engenhocas? Vindo deles, tudo é possível. Se acaso este aparelho fosse seguro e não produzisse os terríveis resultados que se viram nesta obra, para que queriam as Toupeiras Dum Raio cartas de condução? Bastava meterem-nos dentro de uma engenhoca dessas e lá íamos nós por ali fora. Por ali por onde?

Nada mais há a acrescentar no que diz respeito a esta obra. Simplesmente adorei lê-lha.

Agora vamos regressar à literatura nacional e vamos rir.

No comments: