Thursday, October 10, 2013

“Uma Guerra Que Fosse Sua” (impressões pessoais)


Cerca de catorze anos passados sobre o fim da guerra nos Balcãs, eis que recordo esses momentos através do diário da escritora sérvia Jasmina Tesanovic.

Acompanhei a par e passo as incidências deste conflito e revoltou-me a forma como as tropas internacionais bombardearam o território sérvio. Na altura andava a fazer um trabalho para o meu curso precisamente sobre a situação nos Balcãs quando este conflito surgiu e me fez refazer o trabalho todo.

A dificuldade que encontrava era a de seleccionar o material que todos os dias me ia chegando das mais variadas maneiras e plataformas. Tudo que aqui está escrito, eu tive conhecimento na altura através de pessoas que estavam na Antiga Jugoslávia e me iam contando o que se passava.

Tinha imensas imagens de corpos mutilados de pessoas que descansavam nos seus quartos e que nem souberam que morreram. Está bem que a Jugoslávia na altura vivia um regime autoritário mas as pessoas não tinham a culpa disso e acabaram muitas por morrer e sofrer as agruras desta guerra.

Eu lembro-me que, quando a televisão estatal foi atacada, o site que usava para me comunicar com as pessoas de lá foi abaixo mas conseguiram coloca-lo novamente online dali a alguns dias e assim continuaram a colocar imagens e crónicas . O desespero das pessoas era imenso, como se deve calcular, com a água e os seus legumes contaminados pelos compostos químicos das bombas.

Ao longo destas paginas recordei os concertos que eram dados nas ruas e que, aparentemente eram patrocinados pelo governo, as barricadas nas pontes para impedir que as destruíssem, as manifestações contra a guerra (lembro-me dos alvos ou targets- cheguei a fazer um), das imagens impressionantes de morte e destruição, dos edifícios que conhecia apesar de nunca lá ter estado e que vi desmoronar com grande tristeza e revolta. Ainda hoje tenho um boné azul onde escrevi “parem com a guerra”. A mensagem nele inscrita infelizmente está sempre actual mas a origem vem da guerra nos Balcãs.

Quinze anos volvidos, ninguém mais fala em conflitos nesta zona do Globo. A Croácia e a Eslovénia fazem parte da União Europeia e mesmo a Sérvia poderá um dia integrar a UE. Os tempos de horror parecem ter ficado para trás mas talvez Belgrado tenha perdido aquele encanto que tanto me fascinava.

Ainda me ri com o facto de as pessoas chamarem Windows 99 às janelas estilhaçadas pelas bombas.

E de Belgrado em tempo de guerra viajamos até Memphis. É lá que se desenrola a história do livro que já estou a ler e que se chama “A Firma”.






No comments: