Sunday, October 27, 2013

“A Firma” (impressões pessoais)



Imagina que estás prestes a terminar o teu curso de Direito com altas notas e até já tens algumas propostas tentadoras de emprego. De repente abordam-te e oferecem-te uma proposta irrecusável, uma proposta que não tem mesmo nada a ver com as outras. És pobre, nunca soubeste o que e o dinheiro em abundância e contraíste algumas dívidas para custear os estudos. O que farias?

Foi com estas premissas que partiu o escritor norte-americano John Grisham para escrever esta obra que adorei ler. Então para os que sonham que isto aconteça, especialmente cá no nosso burgo, com a crise que estamos a atravessar, devo dizer que não aceitem tal proposta. Podem estar prestes a serem contratados pela…Máfia.

Quando li a sinopse do livro e quando dei conta do primeiro nome da firma, logo percebi que se tratava da Máfia e logo adivinhei que este livro seria interessantíssimo. Não me enganei. Tenho um certo fascínio por tudo o que seja inspirado pela Máfia. É uma organização que existe na realidade, tem as regras pouco convencionais que são conhecidas de toda a gente e isso leva a que as obras nela inspiradas envolvam suspense, acção, mistério…

Lembro-me de ver religiosamente a série “O Polvo”. Não perdia um episódio e no dia em que fui operada às amígdalas pedi aos médicos para ver o último episódio de mais uma temporada. Adorava aquilo.

Também gostei de ler “O Padrinho” . Já procurei mas não acho o filme completo dublado para o poder ver.

Tive pena também de não assistir a uma novela que também girava em torno da Máfia. Coincidiu com o início da minha actividade profissional. Só vi os primeiros episódios. Não me lembro como se chamava.

Já aqui referi que adorei ler este livro e poderá ter sido um dos melhores que li em 2013.

Agora passo para outras aventuras passadas há muitos séculos atrás. Regresso também à literatura nacional com “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto adaptado por Aquilino Ribeiro.

No comments: