Mais um conto infantil. Esqueci-me de mencionar que leio estes livros e contos mais pequenos à noite, antes de dormir. É nessas alturas que os avós contam histórias aos netos. Pelo menos eu fui criada assim mas agora as crianças raramente vivem com os avós.
Já pararam para perguntar por que é que a maioria dos bonecos de peluche tem a forma de urso? Por que é que as histórias de ursos são fofinhas como estas e por que é que os ursos nos desenhos animados são sempre os bons da fita?
As crianças vão crescer com a ideia de que os ursos são fofinhos. Nem comem carne nem nada…
A propósito disso, arrancou enormes gargalhadas entre o nosso grupo quando visitámos um parque natural em Miranda do Corvo. Sentado no seu canto, o urso observava. Um casal lia o cartaz que estava diante do espaço do urso. A senhora ficou horrorizada ao ler que o urso comia carne. Ela, que julgava que ele se alimentava de vegetais. Andou enganada justamente com esta aura fofinha dos ursos que se ensina ás crianças com todos os objetos ternurentos que há sobre eles.
De referir que eu nesse dia, em Miranda do Corvo, comprei um pequeno urso de peluche que me cabia na palma da mão. Não sei onde está neste momento…
No comments:
Post a Comment