Monday, October 07, 2024

“Amor Para Além Da Vida E Da Morte” (impressões pessoais)

 

Texto do brasileiro Nelson Rodrigues que conta uma história familiar.

 

Quem nunca teve conhecimento de casais, especialmente quando viveram toda uma vida juntos, que morrem pouco tempo depois de um dos integrantes morrer? Muitos desses  fenómenos ocorrem muitas vezes no mesmo dia ou poucos dias depois. Houve um caso ou dois em que o casal morreu lado a lado, sossegadamente, sem interferência de terceiros.

 

Nelson rodrigues conta a história da sua cunhada Célia que era loucamente apaixonada pelo seu irmão Mário. Quando este morreu, Célia ainda o amou mais e deixou este  mundo pouco tempo depois.

 

Isto significa que era grande o amor de ambos. Hoje o luto patológico cinge-se a não esquecer a pessoa que partiu. É essa a preocupação dos profissionais de Saúde, não o contrário.  Hoje, ao contrário do que se passava  noutros tempos, rapidamente se retorna ao normal depois da perda do ente querido. Antigamente as viúvas não se casavam, tal era a sua dor. Hoje essa dor é vista como um obstáculo.

 

Quando se sente um amor verdadeiro, será mais difícil, se não impossível seguir em frente. Os casais, aqueles que viveram toda uma vida juntos, também na Morte ou para além dela permanecerão juntos.

 

No comments: