Ainda os cinquenta anos do 25 de Abril…
Convidado pela Câmara Municipal do Barreiro a dissertar sobre o 25 de abril em 1990, José Saramago demonstra algum ceticismo no Portugal daquela altura.
Ele preocupava-se com a nossa liberdade e soberania depois de Portugal ter aderido á então comunidade Económica Europeia, hoje apenas União Europeia.
As alterações geopolíticas que a Europa estava a sofrer não auguravam nada de bom para a Europa e para Portugal. A queda do Muro de Berlim unificou a Alemanha, tornando-a no centro da europa.
A viragem da Europa a leste também preocupava José Saramago em 1990.
Algumas coisas confirmaram-se mas Portugal continua a ter a sua liberdade e a união europeia, na minha opinião, ajuda mais do que atrapalha. Por vezes, se não são as normas comunitárias, teríamos políticas sociais mais desumanas. No combate a grandes calamidades como são exemplo os fogos florestais, temos a ajuda dos nossos congéneres europeus, tal como eles beneficiam da nossa ajuda quando o infortúnio se abate sobre os seus países.
Outros tempos, outras eras. Se calhar, se não fosse Portugal estar na União europeia não seria tão fácil ele se refugiar em Lanzarote, fugindo á perseguição política movida especialmente por Cavaco Silva.
Isso sim foi um atentado á liberdade…
No comments:
Post a Comment