Wednesday, October 09, 2024

“O Exorcismo Da Minha Melhor Amiga” (impressões pessoais)

 

Mais do que uma história de terror, é uma grande história de amizade.

 

Quem não queria ter uma amiga como a Abby? Uma amiga verdadeira, capaz de arriscar a vida, até se prejudicar em prol da amizade? Hoje em dia isso é raro.

 

Abigail tem poucos recursos financeiros. Graças ás notas  de excelência, consegue estudar num conceituado colégio católico onde os valores religiosos e o extremo conservadorismo imperam. A Religião é o principal pilar da instituição.

 

Ela não tem muitas amigas devido á sua condição social. Isso reflete-se quando ela convida as colegas de escola para o seu aniversário e só uma aparece. Nasce aí uma grande amizade. Uma amizade verdadeira.

 

Abby acaba por  ter mais amigas chegadas que fazem um grupo de quatro. Como o colégio tem regras rígidas, as adolescentes vivem exageradamente a sua liberdade ao fim de semana com consumo exagerado de álcool e drogas. É então que a amiga mais chegada de Abby se perde no bosque- uma cena típica e indispensável em qualquer história de terror.

 

As amigas procuram-na por toda a noite e ela aparece no dia seguinte. Mas, a partir desse dia, ela está diferente. Alguém sugere que ela está possuída.

 

Sem saber mais o que fazer, Abby, depois de a própria amiga arruinar a sua vida e a dos que são  mais próximos, resolve fazer alguma coisa.

 

É aí que a amizade de ambas vai ser posta á prova.

 

Fica aqui uma ressalva. Fica por esclarecer como é que a amiga da Abby ficou assim. Depreende-se que ela tenha ficado possuída numa cabana abandonada onde se realizariam ritos satânicos. Mas com o fanatismo religioso daquela comunidade, o que eram realmente ritos satânicos, se nem uma música de Madonna as jovens podiam ouvir sem serem repreendidas?

 

No outro dia ouvi dizer que as entidades malignas gostam dos cristãos mais do que das pessoas que professam outros credos. A minha teoria é que eles próprios atraem de certa maneira essas entidades. Um espírito mais aberto e cooperante se calhar está mais alerta e sabe melhor que não deve bulir com certas coisas.

 

Mais do que proibir e condenar, o melhor mesmo é alertar e prevenir.

 

No comments: