Tuesday, January 03, 2023

2022

 

Pode-se dizer que terminei 2022 em beleza com a realização do meu grande sonho desde que, em 2019, a minha vida deixou de ser a mesma. Finalmente pude conhecer o Taremi e, se antes o defendia com unhas e dentes sem o conhecer, depois de 28 de dezembro de 2022, vou defendê-lo mais ainda.

 

Como se isso não bastasse, o jogo com o Arouca foi provavelmente o melhor que o meu craque fez enquanto aqui está em Portugal. Se eu sonhava festejar um golo ao vivo marcado por ele, tive a oportunidade de festejar por cinco vezes. Somente três golos valeram, uma vez que um foi atribuído a um jogador do Arouca na própria baliza e o outro foi anulado. Uma exibição que parecia feita de propósito por eu lá estar a apoiar efusivamente. Claro que não foi. Pura coincidência mas uma  coincidência muito boa que me permitiu viver uma noite de sonho num lugar onde jamais pensava viver momentos tão marcantes assim. É a vida…Muitas vezes surgem acontecimentos surpreendentes que nos mudam completamente.

 

Tudo começou quando, sem eu saber, a minha irmã contactou o Porto que me convidou para assistir a um jogo no Estádio do Dragão ao vivo. Inicialmente era para ter sido o jogo com o paços de Ferreira mas já foi muito em cima da hora. Ainda havia o  Mundial pelo meio e eu, naturalmente, torcia para que nada acontecesse ao Taremi até o campeonato regressar. Ainda bem que ele regressou em excelente forma e fez um jogo ainda melhor do que contra o paços de Ferreira. Nesse jogo ele foi também o melhor em campo.

 

Era com grande expetativa que aguardava este dia e tudo correu ainda melhor do que eu podia desejar. Esta questão dos golos e depois ter constatado por mim própria que o taremi é um Ser humano fantástico fizeram daquela noite uma das mais marcantes da minha vida. Tudo parecia um sonho e já aqui descrevi muitos neste meu humilde espaço. Felizmente tudo isto era real.

 

A passagem de ano decorreu muito semelhante á de 2022 em casa dos meus pais, na companhia deles e com camarão, passas e champanhe.

 

Para trás ficava um ano de emoções fortes. Um ano que se antevia difícil e que foi de grandes desafios. Em termos económicos e sociais, o arrastar das questões burocráticas levou-me ao desespero. Felizmente que tudo parece resolvido mas o ano fica marcado com inúmeras idas á Segurança Social onde cada dia me davam formulários diferentes para preencher sem soluções á vista.

 

O ano fica marcado também pela ida à Cidade do Futebol e ao rock in Rio. Foramdois acontecimentos que marcaram o ano, sem dúvida. Também realizei o sonho de percorrer o Douro de barco. Era algo que queria fazer há muito tempo mas só agora se concretizou.

 

Também foi o ano em que fizemos a nossa peça de teatro e, por isso mesmo, o texto do ano de 2022 deste meu humilde espaço foi cozinhado durante um ensaio. Havia uma colega minha que tinha de fazer uma das suas cenas na banheira. Então eu resolvi escrever um texto com o título “a mulher na banheira”. O curioso aqui é que a trama desse conto saiu da minha cabeça, a minha colega nunca antes me havia contado que realmente tinha adormecido na banheira uma vez. Na semana seguinte contei-lhe que tinha escrito o texto e ela então contou-me a sua história de ter também adormecido na banheira. Muitos factos batiam certo com o que, sem saber, tinha escrito. Pela   Coincidência, este é o texto de 2022 deste blog que deverá ter muitos outros contos e poemas neste ano que agora começa.

 

Quanto a livros, escolhi “A Mulher do presidente” de Margarida Lucas como o melhor livro que li em 2022. Já está na forja o plano de leituras para este ano em que estabeleci ler duzentos livros. Vamos a ver se vou conseguir!

 

Neste ano que agora começa espero continuar os projetos que desenvolvi nos últimos tempos e, quem sabe, aprimorar outras coisas novas. Será desta que escrevo um livro? Será com os contos que já tenho ou será o que já tentei escrever há uns tempos e que é autobiográfico? Ainda vou pensar…

 

Enquanto isso, feliz 2023!

 

No comments: