Wednesday, November 01, 2017

“Raposas De Fogo” (impressões pessoais)

Devo dizer que o que mais me ressalva da leitura desta obra é facto de me identificar bastante com a personagem principal – a adolescente “Pernas”-chefe do gangue feminino “Raposas De Fogo”.

Esta personagem detesta roupas femininas e gosta de fazer tudo o que normalmente os rapazes gostam de fazer. Também se insurge contra os homens que, mal veem uma mulher bonita na rua, pensam logo em conquistá-la. O gangue por ela criado tinha como suas principais vítimas esses predadores que andam pela rua e, mal encontram uma rapariga sozinha num local público, tentam logo passar à ação mas com estas não tinham grande sorte. Ainda se davam mal.

Estávamos nos Estados Unidos nos anos cinquenta, subúrbios de Nova Iorque. É aí que inicialmente cinco raparigas se juntam e criam um gangue só de raparigas que luta pela afirmação num mundo masculino.

A narrativa da história está um pouco confusa. Há partes que são narradas pela Maddy- que saiu do gangue antes de ele ser destruído com base no seu caderno de apontamentos e confissões. Depois há partes que, penso eu, são narradas por um narrador que não pertencia ao grupo com base em notícias e outro material de investigação.

Há que realçar que este livro no final deixa muito a desejar, pois muito promete ao longo das suas páginas. Não chego a saber se a rapariga com quem eu já referi que me identifico morreu ou não.

No comments: