Wednesday, November 29, 2017

“A Nossa Mente À Note” (impressões pessoais)

Os habituais seguidores deste meu humilde espaço sabem que os sonhos são uma temática pela qual eu nutro bastante estima. Parte do conteúdo do meu blog e composto precisamente pela descrição de sonhos.

Fiquei a saber através da leitura deste livro, que as pessoas que se interessam mais pelos sonhos e que os recordam são mais intuitivas e criativas. Exatamente como eu sou. Eu nem sempre tenho ali o caderno à cabeceira para registar os sonhos. Tenho-o mais a frente e registo os sonhos por tópicos que vou desenvolvendo. Talvez muitos pormenores me escapem mas já aqui brindei os meus estimados leitores com grandes narrativas oníricas, umas mais bizarras do que outras. Algumas davam mesmo um belo argumento para um filme.

Fiquei também a conhecer história incríveis de sonhos que deram origem a grandes ideias. Talvez a mais gritante tenha sido esta música que dispensa apresentações e que foi sonhada por Paul MacCartney certa noite. Eu não sabia disso.


Apesar de esta obra fazer uma abordagem mais técnica e mais científicaà temática do sono e dos sonhos, adorei a sua leitura. Havia muita coisa que desconhecia, nomeadamente as partes do cérebro que poderão estar na origem da bizarria das tramas oníricas e sobretudo do exacerbar de emoções que por vezes nos acompanham ao longo do dia, sobretudo quando são negativas.

Curiosamente não vi nesta obra nenhuma referência à paralisia do sono, algo que influencia e de que maneira o decorrer de uma noite. Talvez o aproximado que tenha havido tenha sido a abordagem dos sonhos lúcidos que também poderão ter origem nesse estado.

Em suma, tratou-se de uma abordagem diferente de uma temática pela qual nutro bastante curiosidade.

No comments: