Monday, November 13, 2017

As minhas atividades

Sonhei que havia uma atividade da ACAPO numa praia fluvial. Uma cantora que estava a ter muito sucesso tinha sido convidada para abrilhantar o programa. Ela chamava-se Cândida Sofia e estava em primeiro lugar com uma música muito ordinária.

Eu não queria saber da música dela para nada. Queria saber de andar na água, pois é disso que eu gosto. Haviam umas pontes de madeira no rio. Disseram-me que eu podia nadar até uma ponte que ficava mais distante mas, à medida que eu avançava, a agua ia ficando menos profunda, transformando-se em lodo e lama e não dando para nadar.

Agora o meu sonho muda de rumo. Estou no meu quarto lá em casa sozinha a ler um livro. Já há uns anos tive um sonho muito semelhante. Estou a ler um livro de um autor português clássico. A certa altura, achei melhor parar. Estava a ter uma sensação estranha e desagradável. Um misto de tristeza, vazio, desolação, medo...Não compreendia o que se estava a passar.

O sonho muda de cenário novamente. Não estou só. Ali algures numa estrada, concentra-se um enorme grupo que vai correr ou caminhar. Alguns envergam coletes de guia. Ali encontram-se antigos colegas meus do Desporto, atletas recentes que já não cheguei a apanhar, colegas da ACAPO que nunca fizeram desporto e...colegas de trabalho. Havia também imensos figurantes- pessoas que não consegui identificar. Perfeitos desconhecidos que estavam a participar.

“Ainda por cá andas?!!!”- saudei eu o Nuno Alves que reconheci no meio da multidão. Ali estavam também outros que agora participam nos Jogos Paralímpicos. Gente que eu não conheço nem eles me conhecem a mim.

Soou o tiro de partida. O pelotão colorido começou-se a afastar. Eu ia com uma colega minha de trabalho. Acho que ela era minha guia mas, a certa altura, vendo todos se afastarem, já a arrastava. Berrei-lhe que havia que apressar. Estávamos a ficar demasiado para trás e podiamo-nos perder.

Por falar em correr, mais uma semana de corrida se avizinhava ao toque do despertador.

No comments: