Friday, April 21, 2017

Rádio Cidade

Ouvindo musica no escuro, deixei a minha mente vaguear. A certa altura, começou a passar uma sequência de canções que me fizeram recuar aos meus tempos de estudante, aos tempos em que a Rádio Cidade era a minha companhia quase vinte e quatro horas por dia.

Algumas músicas que estavam a passar naquela nostálgica noite já não as ouvia desde aqueles tempos e até já me esquecia que elas existiam. Depressa a minha mente voou. Lembrei-me com um sorriso nos lábios de alguns momentos engraçados que aquela rádio proporcionava.

Lembrava-me sobretudo da sorte que sempre tinha nos passatempos. Uma vez até ganhei um rádio que na altura era o +ultimo grito em tecnologia. Ainda o tenho. CD’s tenho imensos das coletâneas que eles lançavam. Não comprei nenhum. Todos me saíram nos passatempos, especialmente na “Melhor de 3” que, para quem não se lembra, consistia em votar numa de três músicas à escolha. A mais votada passava na íntegra e era sorteado um prémio. Mas o que anda comigo para todo o lado é este gorro dos Savage Garden. Gosto muito dele e não o largo. Uma relíquia. Deve haver pouca gente que tenha um igual. É daqueles objetos meus de estimação que eu costumo dizer que, se um dia desatassem a falar, íamos ter problemas.

Depois, mergulhando bem fundo nas minhas memórias, lembrei-me das paródias que faziam a programas que na altura davam na televisão e até a músicas. Segue um exemplo de que me lembrei. Big Beto, animador da Rádio Cidade, fez esta música…
a parrtir desta…

Na altura, tudo o que era novidade musical começava a passar na Cidade. Lembro-me de algumas músicas que lá passavam e que nunca mais ouvi noutro lado. Algumas não encontro mesmo, por me ter esqujecido dos títulos ou porque já as tentei procurar antes e não encontrei, por mais que procure. Segue a primeira que passou naquela noite e que despoletou estas minhas memorias e depois vejo o que consigo encontrar, especialmente em termos de musica portuguesa. Ainda vou tentar procurar a tal música que queria. Mais uma vez. Vou deixar para o fim. Se a encontrar vai ser uma grande momento!






Por último, deixo aqui a recordação mais bonita que tenho da Rádio Cidade, especialmente do “Cidade By Night”. Já tentei procurar esta musica antes mas não consegui encontrar, como referi atrás. Hoje tive sorte. Eu passava horas à espera desta que é uma grande balada. Na altura, como toda a gente, gravava tudo em cassetes. O meu sonho era apanhar esta música. Não sei se alguma vez consegui. Não me lembro. Hoje estou a ouvi-la depois de muitos anos e estou arrepiada. Que balada incrível!










No comments: