Tuesday, April 25, 2017

Jogadores de hoje com equipamentos de outrora



No tempo em que Pelé jogava, se virem imagens desses jogos, hão de constatar que os equipamentos pouco tinham a ver com os que hoje conhecemos.

Os calções foram ficando mais compridos e mais largos e as camisolas também se tornaram menos justas. Agora que escrevo isto, lembro-me de um texto que escrevi em 2004 precisamente sobre os equipamentos. Acho que foi, se bem me recordo, por causa de uns equipamentos justíssimos e de mangas cavadas que a seleção dos Camarões levou para uma competição. Agora vou ser manhosa...para captar mais público feminino aos estádios, era implementar equipamentos desses. Acho que o Cristiano Ronaldo até seria o primeiro a alinhar.

Nos anos 70/80 os calções de Futebol eram pouco maiores que tangas de praia e as camisolas chegavam a mudar de cor de tão ajustadas ao corpo e tão transpiradas que ficavam. Contam-se até histórias que na América Latina (tinha de ser!) os jogadores puxavam os pelos das pernas uns aos outros aquando da marcação de cantos, hoje agarram as camisolas- sinais dos tempos. Ainda por essas paragens, levavam objetos cortantes para o terreno de jogo para fazerem cortes e picarem as pernas desnudadas dos adversários.

Ainda me recordo do Porto quando foi Campeão Europeu. Nessa altura ainda jogavam com calções extremamente curtos. Não me apercebi de quando os equipamentos passaram a ser mais largos. Penso que foram alargando progressivamente. Qualquer dia, joga-se de bermudas e não de calções. E depois os ousados jogadores dos Camarões levam multa!

Agora imaginem esta situação- os calções mal tapam as virilhas mas as camisolas quase chegam aos joelhos. Eu não imaginei...sonhei. E era a seleção argentina que estava a usar tal indumentária. Penso que eles também seriam os que pouco se importavam se jogassem de pernas ao léu.

E Messi a sair do banco de suplentes? Também é raro ver mas por acaso já vi isso acontecer...e na seleção argentina. Messi, envergando o indispensável número dez na camisola. Entrou em campo com a camisola a dar-lhe pelos joelhos e a não se verem os calções. Então o árbitro mandou-o colocar a camisola para dentro. O resultado foi no mínimo hilariante. A camisola mais parecia uma fralda descaída a sair-lhe pelas nádegas fora.

Que espetáculo!

No comments: