Tuesday, October 25, 2016

Também eu extraviei de casa quando era pequena

A notícia do dia dava conta do desaparecimento de uma criança para os lados de Ourém enquanto a avó foi para dentro de casa picar uma cebola.

A partir desta notícia, fragmentos de um episódio têm povoado a minha mente. São fragmentos de uma ocasião em que eu me pus a andar sem parar, até que alguém me encontrou e me levou de volta a casa por entre lágrimas, ranho e fungadelas.

Seguramente tinha mais de dois anos e era terrível (ainda hoje sou terrível mas naquela altura era mais). Era daquelas pessoas que não brincava com outras crianças mas, sozinha, fazia coisas que não lembravam a ninguém. Ainda hoje as faço…

A casa de forno da minha casa estava a ser construída naquela época. Os pedreiros tinham já colocado alguns tijolos na parede e eu estava, como sempre, ao pé deles. Muitas vezes até pegava nas ferramentas e tentava colocar também. A parte do forno dá para a parte de trás de minha casa onde fica o quintal, dando acesso dali a umas terras e a uns caminhos que hoje conheço tão bem...mas na altura pareciam-me longe de mais.

Os pedreiros tinham deixado uma abertura no local que naturalmente iria ser a porta da casa de forno. Vendo que aquilo era para sair, foi por ali mesmo que me esgueirei e fui quintais fora. Lembro-me que envergava uma camisola amarela. Sempre dava para distinguir ao longe.

Lembro-me que comecei a andar, a andar...a andar. À medida que ia andando, cada vez ia ficando mais desesperada, pois já não sabia onde estava. Mesmo assim, continuava a andar. Lembro-me que o trilho deu lugar à estrada alcatroada. Hoje, ao rever o caminho, não posso deixar de me rir. Se acaso andasse para baixo, não haveria problema. Ia dar a casa pela certa mas...eu resolvi mesmo complicar e andar para cima.

Ia virada a Vila Nova já a gritar pela estrada, lembro-me bem. Foi então que um senhor veio ter comigo e me perguntou se eu ia ver o meu avô. Disse-me que era avô dos meus vizinhos (pai do pai deles) e levou-me para baixo. Quando vi a casa dos meus vizinhos, lembro-me que senti um alívio enorme. O meu vizinho veio ter com o avô, também me lembro vagamente e fomos andando para baixo102016.

Eu sempre gostei muito de andar por atalhos. Como se pode ver, comecei bem cedo.

No comments: