Thursday, October 27, 2016

“Love In The First Degree”- Bananarama (Música Com Memórias)


Há dias, a caminho do nosso convívio na Guarda, abordava com alguns amigos como este estranho fenómeno chamado tempo altera os nossos gostos musicais ao longo dos anos.

Tenho aqui apresentado casos de músicas das quais não gostava e que passei a adorar, outras que se tornaram músicas banais quando cresci mas que faziam as minhas delícias de infância. Não me estou a lembrar de uma música que tenha sido despromovida a detestável depois de tanto a venerar quando era mais nova.

A que apresento hoje faz parte do grupo de músicas dançáveis doa anos oitenta que eu adorava. Hoje não passam de músicas que simplesmente gosto de ouvir e recordar, sem aquela paixão e encantamento de outrora.

A história que tenho com este tema das Bananarama remonta a finais de 1988. Sei isso porque foi dias depois de as rádios locais terem sido obrigadas a fechar portas. Era uma tarde de Domingo em finais de Dezembro. Sentia-me triste e doente. Uma angústia dominava-me. Não sei ao certo o motivo de estar assim. Se calhar não havia. Segundo consta, já sou depressiva desde tenra idade.

Nem as minhas rádios favoritas havia para ouvir. Estavam todas encerradas. Somente havia as rádios nacionais que passavam músicas que na altura não eram muito do meu agrado. Sempre ficou para ouvir a RFM e, sobretudo, a Rádio Comercial. Foi esta última que adotei para ouvir. Que remédio! Julgo que já disse aqui isto mas a Rádio Comercial da altura a que estes factos remontam não tinha nem um pouco a ver com a Rádio Comercial que as pessoas conhecem hoje.

Havia, no entanto, um vazio enorme a apoderar-se de mim naquela época- não tinha a minha música favorita para ouvir. Era já noite quando, na Rádio Comercial, um programa abriu com esta música. Outra expressão se apoderou do meu rosto. Era como fazer uma longa caminhada ao sol sem poder beber água e, de repente, alguém me dar um copo de água fresca. A essa música seguiram-se outras de que gostava para me animar mais ainda.

E assim foi passando o serão, ouvindo um pouco das minhas músicas favoritas.

No comments: