Wednesday, May 20, 2015

Festival Eurovisão Da Canção 2015- Primeira Semifinal



2015. Começo com a primeira semifinal em que Portugal não participou. Por isso mesmo não pude votar. Se pudesse, o meu voto ia para esta canção da Arménia. Está simplesmente fantástica. Passou à final. Vamos a ver em que lugar fica mas aposto que fica nos dez primeiros.

Destaque também para duas grandes vozes, uma vinda da Sérvia e outra vinda da Rússia. A canção da Sérvia foi a mais aplaudida da noite mas isso por vezes não quer dizer nada. A cantora, de nome Bojana, deu mesmo tudo em palco e a actuação foi muito bem conseguida. Estas que a seguir trago são duas divas, não haja dúvidas. Ambas passaram também à final.

Mas o que é que Ramon Galarza ali está a fazer? Digo isto porque criticou duramente esta canção que a Estónia leva a concurso este ano. Eu, que percebo um pouco menos de música do que ele, sempre achei que esta música passava à final, como passou. Alias, sobre os países do Leste virem cantar músicas em Inglês, ainda me lembro de a Estónia precisamente, há dois anos, salvo erro, ter levado uma alta canção ao Festival. Na altura falei nisso. Problema? Não estava em Inglês. Este ano corrigiram e trouxeram uma música em Inglês, logo houve quem não gostasse por estas bandas. Aliás, estou curiosa para ver em que lugar fica esta canção no próximo Sábado. Penso que não é tão fraca como Ramon Galarza diz.

Depois ainda criticou também a participação da Roménia, dizendo que os seus intérpretes precisavam de umas plásticas. Passaram à final e cantaram a sua canção em romeno com uma parte em Inglês. Não são umas beldades, pois não, mas o mal destes últimos anos foi mesmo esse, deixar de lado as grandes vozes para se ligar mais a beldades, vestidos, penteados e coreografias. Basta uma canção bem conseguida como esta.

Para além da Arménia, outra canção de que gostei bastante foi a da Hungria. Também passou à final.

Agora falo de quem ficou pelo caminho. Uma canção que eu gostaria que passasse era a da Dinamarca. Era uma canção que destoava ali das outras. Esta música devia ter passado mas pronto, foi o que ditou a votação. Quando forem divulgados os resultados também das semifinais, quero ver se não me esqueço de ver se esta canção ficou perto ou longe de se apurar. Eu julgo que foi mesmo por um bocadinho assim, como a nossa canção portuguesa no ano passado que ficou um ponto atrás de San Marino.

A Finlândia levou a concurso uma banda tipo a que existe aqui em Coimbra e que se chama Quinta Punkada. Não gosto daquele tipo de música mas acho que deviam ter passado, não por serem portadores de deficiência mas pela vontade e a garra que demonstraram. Um exemplo para os outros participantes. Não encontro o vídeo da participação deles no festival ontem á noite.

Por último, fica a música mais horrível que participou nesta semifinal. Aquela música que, caso passasse, seria uma tragédia. Felizmente, coisas destas tendem a desaparecer dos últimos festivais mas, há uns anos, raro era ver quem se preocupava mais em cantar e menos em dar espectáculo de outra índole. A Moldávia é perita em fazer isto. Houve um tempo em que lhes começaram a achar graça mas tudo tem limites. Bem, também há que relembrar que o ano passado a Moldávia participou ordeiramente no Festival, sem este tipo de aberrações, e ficou em último. Ficaria em penúltimo, digo eu, se a França se tivesse de sujeitar às semifinais como os outros países. Aquela canção francesa do ano passado era demais de tão péssima. Voltando a este ano, esta música, sinceramente, faltam-me adjectivos para classificar isto. O vídeo é de má qualidade, o que arranjei, mas também não se perde nada, que me perdoem os moldavos, que não têm culpa de levarem uma canção tão péssima ao Festival.

Na próxima quinta-feira temos a segunda semifinal onde vamos participar com a Leonor Andrade. Há quem diga que tivemos azar e esta semifinal era a mais fraca. Vamos ver se passamos. O ano passado ficámos em décimo primeiro na nossa semifinal que não era a mais forte, no meu entender. A mais forte do ano passado era a que tinha a Áustria. Este ano tenho particularmente medo do Azerbaijão. O intérprete é um repetente e ficou bem classificado no Festival Eurovisão de 2008. Vamos a ver se passamos desta vez! Era bom.


No comments: