Tuesday, November 04, 2014

“As Pupilas Do Senhor Reitor” (impressões pessoais)


De vez em quando, apetece-me ler os clássicos da nossa literatura. Se eu fosse obrigada a lê-los no liceu, não os leria de bom-grado. Não gosto que me imponham as coisas.

Desta vez a obra escolhida foi “As Pupilas Do Senhor Reitor ” de Júlio Dinis. Eu já conhecia mais ou menos a história, sempre que vou às consultas de Hipovisão, há sempre um trecho desta obra para ler, vá-se lá saber porquê.

O autor dá-nos a conhecer nesta obra, inicialmente publicada em folhetins, a vida numa aldeia do Norte de Portugal, especialmente a história de Daniel, Margarida, Pedro e Clara.

A leitura desta obra acaba por ser agradável, tendo algumas partes cómicas, especialmente quando são relatados os mexericos das alcoviteiras que sempre existem nestes ambientes rurais.

Mais uma vez, antes da leitura da obra propriamente dita, sujeitei-me a uma enfadonha mas necessária introdução. Nessa introdução falava-se na página 30 de algo como as leitoras deixarem para trás os prefácios e as introduções e passarem a ler só os capítulos. Como eu tinha vontade de fazer o mesmo!

Apesar desta longa introdução, gostei bastante desta obra que transporta o leitor para o espaço onde ela se desenrola e convida-o a viver as peripécias locais. Está mesmo muito bem escrita.

Vamos agora até ao Japão onde parece que também há fantasmas.


No comments: