Thursday, November 06, 2014

Conta-gotas


Às vezes passa-me cada ideia pela cabeça! Desta vez estava a colocar gotas nos olhos com os modernos frascos de plástico dos dias de hoje e lembrei-me dos frascos de gotas dos anos oitenta, aqueles que encontrava nas tralhas lá de casa e com os quais passava horas a brincar.

Sim, estou a dizer bem, eu passava horas intermináveis a brincar com tralha que encontrava. Hoje em dia isso é impensável para as crianças de hoje, não só porque têm ao dispor toda a panóplia de brinquedos e computadores que, no meu entender, lhes toldam a capacidade criativa que nós, que improvisávamos brinquedos, temos hoje, mas também porque os tempos são outros e a sociedade não veria com bons olhos as crianças de hoje brincarem com o que acham lá por casa, muito menos com medicamentos que pode ser perigoso.

Estes frascos de gotas eram feitos normalmente em vidro amarelo ou castanho (como o das garrafas da cerveja) e tinham uma borracha vermelha, semelhante às tetinas dos biberões. Era por isso que eu brincava com eles. Lembro-me de os lavar muito bem antes de ir para a rua brincar com eles.

Hoje em dia, todos os frascos de gotas são leves e feitos de plástico. Se provocariam o mesmo fascínio em mim para brincar, a isso não sei responder.

No comments: