Thursday, May 31, 2012

Festival Eurovisão da Canção 2012

E foi sem surpresa que a Suécia esmagou a concorrência e venceu o Festival Eurovisão da Canção 2012. É que nem outra coisa seria de esperar!




Penso que tenho de recuar muito na minha memória para me lembrar de uma votação assim tão esmagadora, uma diferença enorme perante a canção que ficou em segundo lugar- as avozinhas. Tal como eu previa, a Rússia ou ficaria bem classificada, ou nem sequer chegaria à final. Venceria em outros anos de Festival mas este ano, com esta intérprete da Suécia, foi impossível.

Portugal não deve lamentar não ter conseguido apurar-se para a final. Deve sim lamentar a pouca sorte que teve na semifinal em que calhou. Grande parte dos concorrentes que evoluíram na passada quinta-feira juntamente com a Filipa Sousa ficaram nos primeiros lugares.

A Macedónia ficou bem classificada. Não fui só eu a admirar esta cantora bem versátil e com bastante talento. Toda a Europa reparou nela. Igualmente dotados de talento eram os concorrentes da Albânia e da Estónia. Duas boas vozes, embora não apreciasse muito a canção da Albânia, precisamente porque não gosto desse tipo de música e não por não ver talento na cantora. Julgo que eles terminaram colados um ao outro, tal como eu previa. Nem sei até se empataram.

A canção de Espanha era muito forte. Nos seus comentários, Pedro Granger afirmou mesmo que ela foi a mais aplaudida. Mas onde é que o apresentador de “O Elo Mais Fraco” tinha ido quando a Suécia esteve a actuar???!!! Pastora Soler foi muito aplaudida, as avozinhas foram muito aplaudidas, também ouvi aplausos para Engelbert Humperdinck que foi logo o primeiro e havia que aquecer as vozes e as palmas mas, indubitavelmente, a canção da Suécia foi de longe a mais aplaudida e sem surpresas.

Por falar em Engelbert Humperdinck, aos setenta e seis anos, o conceituado cantor britânico fez a sua aparição no Festival Eurovisão da Canção. Surpreendentemente ficou em penúltimo lugar. Atrás de si só a Noruega, também de forma surpreendente. Eu adorei a canção do Reino Unido. Simplesmente quem vota não aprecia estas baladas.



Para o ano há mais. Esperemos que Portugal tenha mais sorte.

No comments: