Sunday, July 31, 2011

“Dê Uma Chance Ao Coração” -Vários Artistas (Música com Memórias)

Na praia, ao som das músicas que trazia no meu mp3, dava para meditar. Tendo o Mar também como som de fundo, estava criado o ambiente propício para o pulsar das recordações.

Esta música era uma das que ouvi nesta manha em que o Sol nos proporcionou uma excelente jornada de praia.



Esta música deve remontar ao ano de 1988. Estamos em Setembro e aguardamos com ansiedade o regresso às aulas. Iria entrar no ensino preparatório juntamente com a minha irmã e os meus colegas de escola.

Na Moita havia uma reunião entre pais, alunos e professores da Escola Preparatória de Anadia que eu penso que agora já não se chama assim. Lembro-me de esta música na altura ser muito pedida e passar muito numa rádio que eu ouvia. Enquanto me preparava para essa reunião, ouvia rádio e parei o que estava a fazer para ouvir esta música que na altura era uma das minhas favoritas.

Nesse agradável final de tarde, fomos a pé rumo à Moita. Que agradável que estava para caminhar!

Em finais de 1988 todas as rádios locais tiveram de fechar. Foi um período de grande tristeza para mim. Já não podia ouvir as minhas músicas favoritas e esta era uma das que tinha mais pena de não voltar a ouvir.

Anos mais tarde, uma rádio local da minha zona deixou por lapso esta música a repetir toda a noite. Eu já não a ouvia há anos e foi bom tê-la ouvido novamente. Como sabia que ela estava a repetir vezes sem conta, apontei uma cassete áudio, que era o que na altura eu usava para ouvir música, e gravei-a. Sinal dos tempos, hoje ouço-a em formato digital.

Não me lembro (se é que alguma vez soube) com que finalidade foi esta música cantada por um número tão elevado de artistas. Em anos anteriores, uma música assim cantada por muita gente servia para ajudar uma causa específica. Julgo que não foi o caso desta.

Mais tarde Fafá de Belém incluiu esta música num dos seus álbuns mas também convidou muita gente para fazer os coros. Aliás, eu penso que esta música só funciona bem cantada por muita gente. É uma das músicas mais espectaculares que eu conheço.

No comments: