Celeste Ng é mais uma estreia por aqui e este livro leva-nos a pensar e a refletir bastante.
Novamente temos uma mãe. Este livro passa-se nos finais dos anos setenta e fala sobre as expetativas exageradas que os pais colocam nos filhos, apoderando-se impiedosamente das suas vidas, privando-os de fazer escolhas e obrigando-os a ter notas máximas em detrimento da oportunidade de viverem uma vida plena.
Esta família multicultural numa altura em que tal ainda não era muito bem visto nos Estados Unidos vive na pele o preconceito. O pai é de etnia chinesa e a mulher é americana. A família dela não vê esta relação com muito bons olhos e corta relações.
Quando criança, esta mulher foi criada pela mãe para ser dona de casa e ter a sua própria família. Revoltando-se, ela só queria ser médica, uma das primeiras mulheres a o conseguir. Ela tem inveja de outras mulheres médicas e o casamento e a maternidade tiram-lhe por completo a realização do seu sonho. Ela ainda tenta fugir do marido e dos filhos mas descobre que está grávida e regressa. Com medo de a mãe a voltar a abandonar, a filha mais velha sujeita-se aos seus caprichos. A mulher quer a todo o custo que a filha seja o que ela não foi e por isso cobra demasiado dela nos estudos. Ela praticamente não tem vida fora das salas de aula. Ela não teve escolha. Ela pensa que a mãe a vai voltar a abandonar se ela não estudar e tiver boas notas, apesar de ela não gostar dos estudos.
Não aguentando a pressão, a jovem desaparece e é encontrada no fundo do lago perto de casa. A mãe teima que foi crime mas a investigação conclui que não houve interferência de terceiros na sua morte. Esta mulher não quer assumir que é ela a responsável pela morte da filha.
´~É vincada a falta de comunicação e a disfuncionalidade nesta família. Os outros irmãos sentem-se rejeitados pela mãe, o pai tem uma amante e cada um depreende o que o outro pensa ou faz. Em suma, uma relação de mentiras e subentendidos.
Claro que isto tinha de dar mau resultado.
Um livro que dá que pensar.
No comments:
Post a Comment