Saturday, April 05, 2025

“Não Começou Com Você” (impressões pessoais)

 

Uma interessante abordagem ás questões psicológicas que, sem motivo aparente, afligem os seres humanos.

 

O que aqui é referido neste livro não deixa de ser curioso. Muitas das coisas que sentimos, para as quais por vezes não há explicação, mesmo traços da nossa personalidade e os nossos medos, provém de familiares nossos, por mais distantes que eles sejam. Chega-se ao ponto de se defender que, mesmo alguém a quem um familiar nosso fez mal entra nesta equação.

 

Aqui são muito referidos os familiares de pessoas que morreram nas câmaras de gás dos campos de concentração nazis. Pessoas que não os conheceram herdam os seus medos, as suas angústias, os seus comportamentos.

 

Não são só as características físicas que herdamos dos nossos pais, herdamos também as suas angústias, os seus medos, os seus traumas. Muitas vezes histórias de trauma   repetem-se de geração em geração.

 

Aqui o curioso é que podem haver casos de gente traumatizada que bastou estar no hospital sem a mãe ou a mãe no hospital sem a criança durante uns poucos de dias para se desenvolverem complicações no relacionamento com esta. Isto porque as crianças até aos dois anos são incapazes de guardar memórias.  Pura mentira, o autor deste livro não me conhece e eu tenho muitas memórias com dois anos ou menos. Ainda há dias aqui narrei que me lembro da minha irmã, ainda um bebé muito pequeno, com algo amarelo vestido, ao colo da minha mãe e a minha mãe a querer saber as horas. Não teria seguramente dois anos nessa altura.

 

Bem, eu tenho aversão ao barulho. O meu pai também porque esteve na Guerra Colonial. Chega a ficar completamente fora de si quando ouve um barulho que não consegue identificar. Eu também sou assim e não andei na guerra. Eu digo que tenho esta característica porque não vejo e uso a audição como mecanismo de defesa. Tenho esse sentido mais apurado.

 

No caso do lado da minha mãe, o medo de cegar era transversal a várias gerações da minha família. Não era um medo inconsciente, pois houve uma doença física herdada através dos genes. Nada a dizer.

 

Uma leitura diferente e curiosa que nos deixa a pensar.

 

No comments: