Friday, April 11, 2025

“O Sonho Da Crisálida” (impressões pessoais)

 

Confesso que este livro, embora muito longo, me surpreendeu pela positiva.

 

Através da história de duas mulheres muito diferentes mas com o denominador comum de serem assediadas no seu trabalho, a espanhola Vanessa Montfort traça aqui um perfil fidedigno da sociedade de hoje.

 

Vivemos na era digital, na era do momento, mesmo rodeados de pessoas nas redes sociais, tornamo-nos reféns do que essas pessoas pensam. Disso depende as nossas vidas.

 

Mal temos tempo para comer, para dormir, para abraçar, para amar, para apreciar uma paisagem. A certa altura do livro, é traçado um paralelismo entre a vida dos seres humanos, especialmente das mulheres que são mais expostas a toda esta correria e os hamsters ás voltas na sua roda querendo ir a todo o lado e não saindo do mesmo sítio.

 

O resultado de toda esta vida em que queremos tudo para o mesmo segundo são doenças da mais variada índole. Físicas e mentais. O  Ser Humano não foi feito para aguentar por muito tempo o ritmo acelerado em que vive hoje. Em algum momento vai acabar por ceder. Foi o que aconteceu a estas duas mulheres. De uma forma tão diferente mas incrivelmente semelhante, acabariam por ser exploradas. As suas diferenças não eram aceites numa sociedade que caminha cada vez mais para aniquilar as particularidades dos indivíduos, levando-os a pensar e a agir a uma  só voz. É para isto que caminhamos. Assustador. Já está a acontecer. Apesar de parte do Mundo viver em democracia, será que temos mesmo liberdade para fazermos as nossas escolhas?

 

Através de uma escrita fluente e cativante, esta autora espanhola expõe também o que se passa em instituições da igreja. Não me vou alongar muito porque já sabem a minha opinião acerca desta temática. Volto a referir que Deus não manda os padres ou as freiras guardar castidade. Se as pessoas, nomeadamente, quem abraça a religião, foge de expor a sua verdadeira orientação sexual, Deus não julga, as pessoas sim. O pecado cometido por uma noviça é grave, os abusos cometidos por alguém em posição superior já são ocultos e ai da noviça que faça queixa.

 

Um livro incrivelmente bem escrito que aborda diferentes temas sensíveis dos dias de hoje. Para ler e refletir.

 

No comments: