Friday, September 04, 2020

Memórias de Dito



O Mundo do Futebol foi ontem surpreendido pela partida repentina deste mundo dos vivos de Dito.

O atual diretor desportivo do Gil vicente não resistiu a um ataque cardíaco aos cinquenta e oito anos de idade.

É precisamente com a camisola do Gil Vicente que ainda me lembro de o ver jogar. Naturalmente já estava em final de carreira mas não me lembro de o ver com outra camisola.

Sei que foi um grande defesa central do Benfica, Porto e da nossa Seleção. Sinceramente, não me consigo lembrar desta época. Para mim jogou no Gil Vicente e mais nada.

Pertencia àquela equipa que tinha também o Drulovic, o Marcelo, o tueba, o Cacioli e o Wilson. Como me recordo desses tempos!

Também me recordo de dito como treinador apenas de um clube- o Felgueiras. E lembro-me disso por causa de um avançado que o Felgueiras tinha. Lembro-me que era muito parecido com o Nuno gomes, esse avançado. Tinha os cabelos compridos e lisos e um rosto imberbe.

Era um jogador macedónio chamado Pance Giorgievski. Era o jogador que fazia a diferença no Felgueiras. Marcava imensos golos. Não sei por que só jogou no Felgueiras também e não chegou á primeira liga. Nessa altura havia destas coisas. Jogadores muito bons na segunda liga que simplesmente desapareciam do mapa após marcarem muitos golos.

Dito era o treinador desse jogador, lembro-me bem. Isso foi aí no ano 2000 salvo erro.

São estas as recordações que guardo de Dito. Como toda a gente, fiquei surpreendida com a sua morte mas a morte tem esse condão de surpreender e nos mostrar que a vida pode-se extinguir num momento. Estamos vivos agora e dentro de alguns segundos já podemos não estar.

Isso leva a refletir um pouco sobre a vida e como ela é feita de fragilidades. Perante algo maior como a morte, o Ser humano nada pode fazer.

No comments: