Tuesday, September 25, 2018

“Dicionário De Futebolês” (impressões pessoais)





O Futebol é uma das minhas grandes paixões desde sempre. Foram milhares os jogos a que assisti pela televisão e muitos mais os que ouço pela rádio. Infelizmente, nos últimos anos, com os jogos da Primeira Liga a não darem em sinal aberto e com as rádios nacionais quase a restringirem os relatos aos jogos dos três grandes, não tenho acompanhado tantos jogos como os que gostaria. Felizmente, de há uns tempos a esta parte, descobri a Golo FM. É uma maneira de ouvir todos os relatos.

Em toda a minha vida, ouvi frases que se tornaram engraçadas e que não estão nesta compilação da autoria de Luís Miguel Pereira. De todos os comentadores que fui ouvindo, há que realçar Gabriel Alves- presença assídua dos fins de semana futebolísiticos quando praticamente só a RTP existia.

Quando ouço uma expressão que é vulgar usar-se no léxico futebolístico, questiono a sua origem. Fiquei a saber através da leitura deste livro de onde vem a lanterna vermelha. Era uma expressão que tinha curiosidade em saber de onde vinha.

Acho eu que ficaram a faltar muitas mais expressões usadas na nossa praça futebolística. Uma a que achei imensa piada quando ouvi pela primeira vez foi “jogar no campo todo”. Quando um treinador anunciou que ia jogar no campo todo, fiquei intrigada. Mas o campo não é para todos os jogadores das duas equipas pisarem? Alguém joga só em metade do campo?

Já há tempos tinha lido um outro livro também sobre frases engraçadas do Futebol. Adoro sempre este tipo de livros. Lêem-se de uma penada, divertem...e ainda ensinam alguma coisa, por incrível que pareça.

No comments: