Wednesday, September 19, 2018

Acidente na Estação Velha

Acidentes. Esse tem sido, invariavelmente, o tema dos meus pesadelos. Deixei de sonhar com gatos atropelados e passei cada vez mais a sonhar com cenários de caos e de morte na via pública.

Normalmente esses sonhos começam com notícias que vejo na televisão ou ouço na rádio. Depois, num golpe de hedionda magia, vou lá parar.

Desta vez, ouvia a M80, como acontece todas as manhãs. Davam informações de trânsito e, por volta das oito da manhã, deram conta de um grave acidente na Estação Velha de Coimbra. Dois maquinistas foram colhidos por um comboio que os reduziu a quase nada. Um deles chamava-se Pedro Alves. Por acaso conheço um Pedro Alves mas não é maquinista.

À medida que o tempo foi passando, a versão passou a ser outra. Eles não tinham morrido. Se o comboio os colheu, como foi possível sobreviver? Até apelavam a que se doasse sangue para os salvar.

Afinal só tinha morrido um- o tal do Pedro Alves. Não me lembro do nome do outro. Esqueci-me logo quando acordei.

Por volta da uma da tarde, passei pelo local do acidente. Estava tudo já limpo mas havia água por todo o lado. Ora se eu não tinha de ir fazer uma visita a mais um local de tragédia onírica, como sempre tem vindo a acontecer!

Eu ia dizendo a quem me queria ouvir o que eu digo na vida real. Que morro de medo de atravessar aquelas linhas. Agora esse acidente veio dar-me razão. Se fizessem obras, isto não acontecia.

Mais uma vez, este sonho teve a ver com notícias e conjeturas que fiz sobre comboios. Li e ouvi que um Alfa Pendular ficou em São Bento por ter uma avaria grave que poderia ter dado origem a uma enorme tragédia. Já não seguiu para Braga. Os maquinistas resolveram ficar mesmo pelo Porto. Ora esse comboio poderia ter ficado...na Estação Velha.

No comments: