Monday, December 25, 2017

“Nunca mais aqui passo!”

Ao longo dos últimos meses, por razões óbvias, muito se tem falado em Pedrógão Grande e naquela estrada onde morreram algumas dezenas de pessoas.

No meu sonho, tinha havido uma tragédia muito semelhante mas numa estrada aparentemente inofensiva em plena cidade de Anadia. Um local onde tantas vezes tenho passado a pé.

Terá havido ali um grande acidente de proporções consideráveis. Uma tragédia com muitas vítimas, muitos corpos mutilados, muita dor, muito sangue. Sangue que teimava em não desaparecer do asfalto, por muito que chovesse e por muito que limpassem a via.

Estive algum tempo sem vir a casa depois desse horrível acidente mas, num final de tarde, com o Céu já a escurecer, tive de lá passar. As marcas da morte e da destruição eram bem visíveis. O sangue tingia ainda a via como se tivesse sido ontem. Eu tentava não olhar mas, ao mesmo tempo, os meus olhos teimavam em se fixar ali. Tentei parar de olhar mas, teimosamente, mesmo virada de costas, ainda via a estrada tingida de vermelho.

Com um ar horrorizado, jurei que nunca mais ali passaria. Mas como iria fazer?

Acordei. Foi com horror que me lembrei que tinha de ali passar nessa tarde. Ia para casa. Já ali passaria de noite mas seria um dado adquirido que ali tinha de passar. Não passaria a pé mas, se tivesse de acontecer algo, aconteceria na mesma. Sei disso e não poderia fugir.

No comments: