Monday, December 25, 2017

Cinza e gelo








Depois de termos feito uma caminhada em Serpins há uns tempos atrás, voltámos a um local bastante fustigado pelos incêndios de Outubro deste ano.

O nosso destino era Oliveira do Hospital, mais concretamente Avô. Fazia imenso frio mas o dia estava luminoso. Nos primeiros quilómetros da caminhada, andámos mesmo por zonas com gelo e faziam-se sentir ainda as marcas do fogo. Em alguns locais, o trilho estava completamente vestido de cinzento- fusão entre cinza e gelo.

Este seria provavelmente um dos local mais bonitos por onde caminhámos. A combinação de cores e aromas sem os tons acinzentados e o cheiro a cinza seria maravilhosa.

Quando o caminho se tornou mais difícil, tive a ajuda de uma companheira que conheceu este local antes do fogo. Ela disse-me que aquele sítio era deslumbrante. Agora estava a recuperar das cinzas mas já as silvas e as acácias irrompiam no trilho. Se ninguém limpar, haverá o perigo de novos fogos no verão que vem.

Depois da caminhada, teve lugar o nosso almoço de Natal onde uma tuna universitária nos presenteou com uma música.

À vinda para cá, parámos num armazém de produtos regionais e pudemos comprar queijo da Serra e outras iguarias da região.

No comments: