Wednesday, October 18, 2017

“The Way”- Fastball (Musica Com Memórias)


Para hoje reservo uma música daquelas que, há cerca de uns vinte anos, associei a alguém. E que memórias me traz esta música! Este post será então uma espécie de “que e feito de si?” ou como eu costumo dizer de forma mais dramática: “ainda é vivo?”.

A vida passa, as pessoas vão passando pelas nossas vidas, as músicas passam na radio, vão sendo substituídas por outras, e as memórias por vezes assolam-nos assim de rompante.

Tenho ouvido esta canção algumas vezes. Agora costuma passar na M80 mas era presença assídua na Rádio Cidade aí no ano de 1997 ou 1998. Sei que foi no ano em que o Chaves desceu de divisão, só regressando na época passada. O que é que isso tem a ver com esta música? Tudo.

Ora no Desportivo de Chaves, por essa altura, alinhava um guarda-redes montenegrino chamado Dragoslav Poleksic. Sei que ele não começou essa época a titular mas veio a ganhar a titularidade depois, fazendo boas exibições. Lembro-me que talvez ele tenha feito o jogo da sua vida no Estádio das Antas contra o Porto. Não evitou, porém, que o Chaves descesse.

Esta era a música dele, a música que o meu subconsciente lhe associou. Andava também a passar muito na altura.

Na época seguinte, esse guarda-redes transferiu-se para o Campomaiorense que veio a Coimbra vencer a Académica por 0-5. Ah, agora consigo situar melhor estas memórias. Foi mesmo em 1998.

Por onde anda o Dragoslav Poleksic? Não faço ideia. Em 2013 alinhava no Hajduk de Belgrado e tem o record de futebolista mais velho a jogar na primeira liga da Sérvia. Se calhar já é avô.

Para terminar, não sabia (ou se calhar não me lembrava) que ele também tinha alinhado no Espinho.

P. S.: Procurando imagens desses tempos de Liga Portuguesa, não consegui encontrar. Ilustra este post uma foto mais recente, de 2011, em que Poleksic evolui contra o Estrela Vermelha.

No comments: