Tuesday, October 17, 2017

“Still Loving You”- Scorpions (Música Com Memórias)


Já aqui referi que, quando era mais jovem, detestava certas canções e artistas que adoro nos dias de hoje. Os Scorpions são aquilo que se aproxima mais hoje em dia de uma banda favorita, se bem que eu costume afirmar que não tenho bandas ou artistas favoritos. Apenas gosto de músicas.

Esta minha aversão pelos Scorpions em parte se deve à memória que guardo de certa tarde que também deveria ser de outono. O meu pai ouvia rádio, no intervalo das músicas eram dadas as previsões para os signos- lembro-me bem. Era também na altura em que eu julgava que o signo era algo que se escolhia quando se chegasse a certa idade. Quando se fosse maior, dizia eu. Então eu queria ser balança, sem sequer imaginar que já o era e que tudo tinha a ver com o dia em que nasci- 28 de setembro.

Lá em casa havia uma enorme arca de madeira. Julgo que ainda existe mas sem aquela magia que tinha quando era criança. Eu adorava explorar essa arca quando não tinha mais nada que fazer. Sempre lá encontrava coisas interessantes. Em parte, o seu conteúdo era composto por roupas velhas que contavam uma história. Lembro-me por exemplo de umas calças verdes de ganga que se dizia que o meu pai comprou à pressa numa feira em Lamego porque rasgou as que trazia ao saltar arame farpado para ir fazer as necessidades a um terreno.

O que eu mais gostava de ali encontrar eram livros, naturalmente. Parece que todas as vezes que eu ia mexer na arca, eram plantados lá livros novos que eu nunca tinha visto.

Nessa tarde sentia-me algo melancólica, talvez por ser Outono. O Sol já se ofuscava, sinal de que a noite ia cair dali em breve. À medida que o sol ia ficando mais amarelecido, eu ia-me sentido mais soturna. As peças de roupa que iam passando pelas minhas mãos adquiriam um ar misterioso e algo assustador.

Esta música tocava na rádio. Na altura era um grande sucesso. Nessa altura, lembro-me de ter nas mãos uma camisola de lã que devia ser da minha mãe, mas que ela parece ter esquecido ali. Era de umas cores lúgubres. Uma espécie de grená e roxo. Esta música a tocar e aquela camisola nas minhas mãos, sob um sol amarelado de fim de tarde eram condimentos para a minha melancolia.

Ao longo de muitos anos, as sensações ao ouvir esta música eram muito negativas. Não sei ao certo quando é que tudo mudou. Quando cresci e comecei a apreciar melhor música. Mesmo assim, esta canção está longe de ser uma das minhas favoritas dos Scorpions. Gosto por exemplo de outra canção que julgo já ter falado aqui- “When The Smoke Is Going Down”

No comments: