Thursday, September 07, 2017

“Malmequer Do Campo”- Isabel Campelo (Eu Não Conhecia Isto)


Para a minha geração, falar de Isabel Campelo é sinónimo de recordar a canção do Vitinho que tantas e tantas noites nos levou para a cama quando andávamos na escola primária.

Mas Isabel Campelo canta muitas outras canções que muita gente, incluindo eu, desconhece. Era presença habitual na década de noventa no Festival da Canção sem nunca o ter vencido. Uma destas participações nesse festival foi em 1994 com esta canção precisamente.

Se a memoria não me falha, quem venceu nesse ano foi a Sara Tavares com “Chamar A Música”. Não me lembro se assisti a essa edição do Festival. O evento de cá por vezes passa-me ao lado, ainda hoje me passa. Sigo religiosamente o Festival Eurovisão mas não me lembro de todo de ter ouvido esta canção em algum festival. Recordo a Isabel Campelo noutro Festival a cantar uma canção chamada “Praia Sem Marés”. Esta canção:


Apesar de ser uma canção alegre e muito bonita, talvez tivesse menos hipóteses de conseguir uma melhor pontuação no Festival Eurovisão. Era o tempo em que a Irlanda encantava a Europa sobretudo com baladas. Nessa época também levámos baladas com a Anabela e a Sara Tavares e até nem ficámos mal. Esta canção, caso tivesse sido escolhida, talvez não vingasse lá fora.

Está assim apresentada uma canção que nos remete para a vida ao ar livre, uma canção tão portuguesa e tão alegre.


No comments: