Friday, July 24, 2015

“Smilla E Os Mistérios Da Neve” (impressões pessoais)

Até ver, este será o melhor livro que li em 20015, e, escusado será dizer que o recomendo vivamente.

Aliás, eu estou a começar a apaixonar-me pela literatura nórdica e pelos escritores nórdicos. Acho que têm uma forma muito peculiar de nos prenderem e chegam a oferecer-nos um fascínio e uma obscuridade misteriosa que nos fazem prender ao que lemos. Foi assim com esta obra. Acção, suspense e mistério até ao fim.

Peter Hoeg veste a pele de Smilla, uma esquimó que resolve investigar por conta própria a trágica morte de um menino, também ele esquimó, de quem tanto gostava. Convenceu-se que a morte da criança não terá sido acidental e resolve desafiar tudo e todos. Sem querer vai mexer com forças muito poderosas que se encontravam adormecidas, digamos assim.

Smilla mostra a sua coragem, a determinação e o querer, enfrentado quem quer que fosse para descobrir a verdade sobre a morte do seu amiguinho. Ela chega mesmo a embarcar num návia onde o perigo espreitava ao virar da esquina e onde ela tinha de desconfiar de tudo e de todos. É também lá que vive empolgantes aventuras. Vale a pena ler.

O único defeito que eu encontro nesta obra é o seu desfecho mas percebeu-se.

De referir que esta obra foi adaptada ao cinema. Terá dado certamente um belo filme de acção e suspense.

No comments: