Sunday, July 26, 2015

Acabadas as férias, novos desafios se afiguram












Foram curtas mas intensas, as férias em São Martinho do Porto. Tivemos uma semana agradável de praia. Acho que só houve uma manhã em que estava imenso frio e aproveitámos para dar umas voltas pelo mercado.

Também houve uma manhã em que não deu para mergulhar no mar, apenas para molhar os pés. É que a água estava bastante gelada. Que pena!

Voltámos a tomar as refeições naquele restaurante onde havia a apetitosa broa amarela. Deu para matar saudades daquele sabor único.

Houve uma noite em que não estava frio nem vento. Estava uma noite muito agradável. Então saímos e fomos dar uma volta naqueles carrinhos a pedais. Houve um grupo de quatro que ficou com um carro que não andava nada. O meu grupo ficou com outro carro que andava, bastava nós darmos ao pedal. Eu andei a pedalar todo o tempo. Deu para queimar umas calorias. Como o outro carro teve de ficar parado, o nosso ficou com o tempo dele e nós continuámos. Não havia cansaço. Estava a saber bem percorrer as ruas assim. Sentíamo-nos livres. Sentia-me feliz.

A Feia do Livro estava outra vez aberta, para mal dos meus pecados. Tive de ir lá, claro. Nem a feira se fazia. Desta vez a variedade de livros não era tanta como no ano passado. No ano anterior havia o drama de escolher o que levar. Havia mais livros de suspense e dos bons.

Continuaram as idas à praia e os mergulhos. Na última manhã de praia fomos tentar subir o Monte de Salir. Algumas pessoas do nosso grupo já o tinham subido. Eu resolvi experimentar. Então não é que aquilo custa! É um monte totalmente formado por areia que se enterra nos pés. A certa altura, o nosso organismo entra em défice de oxigénio que está a ser necessário para empreender todo aquele esforço. Se para lá subi de gatas e a custo, para cá deslizei de cu.

As férias estavam a chegar ao fim. A semana passou depressa. A próxima também irá passar depressa. Isto porque não vou ter mãos a medir no trabalho e novos desafios me esperam. O tempo vai ser mesmo contado ao centésimo de segundo.

Até lá, convém nem pensar nisso. Vou para casa e vai haver a festa do meu pai. Falar que não se pensa no trabalho é fácil, difícil é colocar em prática. Sempre que há mudanças, o meu organismo logo se ressente e, em plena festa do meu pai, tive um ataque tal de ansiedade como há muito tempo não tinha. Nem conseguia farejar a comida sem sentir uma pontada de náusea. Ainda por cima, vieram para lá a minha irmã e o meu cunhado fazer refogado que espalhava cheiro por toda a casa. Todos os recantos cheiravam a comida. Não havia como fugir.

Como sempre acontece, no outro dia estava como nova e comi o que na véspera não me apeteceu comer. A semana iria ser dura.

No comments: