Thursday, December 11, 2014

“Golpe De Estádio” (impressões pessoais)


Abençoada ideia, a que tive de ler este livro de ficção de Marinho Neves depois de ter lido uma obra sobre Pinto da Costa. Isto é mesmo incrível.

O autor alerta no início que, qualquer semelhança ente os personagens e a história que criou é pura coincidência…ou talvez não. Vou mais para a segunda hipótese. É que, quer-me parecer que ele só trocou os nomes aos protagonistas. Quer-me parecer não, tenho noventa e nove vírgula nove por cento de certezas que foi mesmo isso que Marinho Neves fez. Por isso terá sido vítima de uma espera aqui há uns anos. Eu lembro-me dessa história. Não sei é se teve a ver com este livro.

Terá saído uma edição desta obra depois do “Apito Dourado”, daí já constar um apito dourado na capa. O que foi escrito muito antes desse escândalo permanece, profetizado com uma precisão incrível.

Por falar em precisão, repare-se neste parágrafo na página cento e cinquenta e oito:
“(…) desconfiavam de uma certa convivência dos juízes com a polícia de investigação, pois aqueles eram tempos de limpeza geral das contas da nação, e nos últimos meses tinha ido tudo a eito. Para dar só um exemplo, até o ex-primeiro-ministro tinha passado dois dias na penitenciaria central….”

Tenho de perguntar a Marinho Neves que escândalo mais vai acontecer cá pelo burgo. Ah, ele não previu a queda do BES!

Por falar em escândalos, continuo com esta temática que tanto nos assola cá no nosso Portugal. Lerei agora um livro sobre o Processo Casa Pia.

No comments: