Friday, December 19, 2014

Escadas Monumentais

A caminhada desta quarta-feira tinha como atractivo a subida das Escadas Monumentais. Isso a mim não me assustava. Se fosse para as descer é que era pior. Subir não me assusta.

Antes da caminhada propriamente dita, lembram-se de, há sensivelmente dois anos eu ter postado este texto? (Ver “Morte repentina de um amigo”) Pois bem, induziram-me em erro na altura. Quem morreu foi outro deficiente visual com o mesmo nome. O nosso colega de que falo nesse texto faleceu ontem vítima de acidente. Terá sido atropelado numa zona com pouca visibilidade. Consta que a viatura não parou depois de o ter atropelado. Depois de cerca de uma semana em coma, acabou por falecer. Desta vez não há mesmo confusões. Foi mesmo ele agora.

Esta notícia foi-me dada por um amigo meu enquanto seguíamos de autocarro para a delegação da ACAPO onde já aguardava o grupo mais numeroso de participantes desde que há caminhadas às quartas-feiras.

Lá seguimos sempre a subir e sempre com a boa disposição a imperar. Nem o aproximar das Escadas Monumentais nos tirou o bom humor.

Eu nunca tinha subido ou descido as Escadas Monumentais. Como não frequentei a Universidade, não era um caminho que habitualmente fizesse mas sabia que foram gerados alguns mitos relacionados com essas escadas. Rezava a lenda que, quem lá caísse, chumbava nesse ano lectivo.

Afinal nem foi assim tão complicado subir as Escadas Monumentais. Tive oportunidade de comentar que foi mais difícil subir umas escadas em Castelo Viegas no passado Domingo do que estas, até porque as escadas do passado Domingo estavam situadas no final da caminhada e quando já muito tínhamos subido.

A boa disposição prosseguiu contagiando as ruas. Estava uma noite agradável.

No comments: