Monday, March 15, 2010

Impressões pessoais deste livro





No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, por coincidência, concluí a leitura dum livro de uma colecção de poemas e contos de Maria Teresa Horta.

Esta escritora e jornalista que foi muitas vezes censurada pelo Antigo Regime e até condenada nunca deixou de lutar pelos direitos de todas as mulheres portuguesas, nem que para isso tivesse de pagar um preço muito elevado como a censura das suas obras ou mesmo a condenação.

Confesso que pessoalmente não gosto muito da sua forma de escrever. Penso que é um defeito de todos os escritores de Língua Portuguesa usarem muitos adjectivos e exagerarem nas descrições. Talvez a excepção seja mesmo Paulo Coelho.

Também não aprecio muito este tipo de literatura, por isso tento sempre alternar entre livros de cariz variado para não me aborrecer. Demoro um pouco mais a lê-los por não me despertarem grande interesse mas tenho mesmo de ler obras variadas para poder opinar sobre tudo e mais alguma coisa.

Falando dos poemas de Maria Teresa Horta contidos neste livro, acho-os demasiado ousados até para os dias de hoje e compreende-se como naquela altura o Estado Novo a tentou silenciar. Tratam-se de poemas simples e todos com o erotismo e a sensualidade sempre presente. A forma como a escritora diz tanto sobre uma relação sexual em tão poucas palavras surpreendeu-me.

Sem dúvida uma das maiores percursoras do feminismo num Portugal a viver os últimos anos de ditadura. Gabo-lhe a coragem por enfrentar tão ousadamente as ideias conservadoras e retrógradas do Poder instituído á data da publicação destes poemas.

No comments: