Monday, March 01, 2010

“A Dama do Lago” (impressões pessoais)



Mais uma obra que eu adorei e, pela primeira vez, acertei no desfecho da história que desde o princípio previ que era assim.

Raymond Chandler foi o autor desta obra policial que conta a história da investigação de um presumível desaparecimento de uma mulher. O detective incumbido de procurar a mulher parte para o local de onde ela desapareceu. Conversava com um indivíduo cuja sua esposa alegadamente fugira no mesmo dia quando ambos avistaram um cadáver de mulher num lago. Como a defunta trazia os objectos pessoais da mulher do dono da casa, ele identificou-a como tal sem saber que a mulher com quem casou era uma criminosa sem escrúpulos e que continuava viva a cometer crimes.

A mulher que se encontrava no lago era afinal a mulher do cliente do protagonista da história. A mulher que a matou e que viria a fazer-se passar por ela viria a ser morta por um polícia que fora seu marido e que a procurava também.

Trata-se de uma história apaixonante com um pouco de humor pelo meio pela maneira como o protagonista relata as suas peripécias. É um livro que eu recomendo vivamente a quem gosta de livros policiais e de mistério.

No comments: