Tuesday, January 13, 2026

“A Qualquer Momento” (impressões pessoais)

 

Vamos agora até á Austrália!

 

E se de repente  ficassem a saber com que idade iriam morrer e a causa de morte? É assim que começa este livro emocionante da australiana Liane Moriarty. Num voo doméstico, Cherry, profissional de companhia de seguros, aponta para os passageiros e anuncia profeticamente a cada um de eles como vão morrer e até que idade vão viver. Para muitos a data da morte ainda está distante, outros terão escassos meses ou anos de vida. O certo é que a vida destas pessoas nunca mais será a mesma. Apesar de muitas não acreditarem, ficam alarmadas, especialmente quando algumas dessas pessoas morrem. Terá sido obra do acaso?

 

Este ponto de partida para este livro está muito bem escolhido. Realmente o colapso de Cherry, pois não passou disso mesmo, foi uma forma de algumas dessas pessoas terem mais consciência da finitude da vida e valorizarem o que os rodeia. Cherry tem realmente alguma mediunidade mas longe de prever com precisão o futuro de desconhecidos.

 

Muitas destas pessoas começam a valorizar a saúde, a trabalhar menos, a levarem a vida mais calmamente. Todas estas pessoas se juntam para encontrar Cherry e reúnem-se em torno dela. Cherry pouco se lembra do que aconteceu nesse avião e do transtorno que causou aos passageiros.

 

Muitos estão-lhe muito agradecidos. Ela não lhes salvou a vida mas fez com que eles olhassem para as suas vidas de outra forma.

 

No comments: