Sunday, August 24, 2025

“Adoecer” (impressões pessoais)

 

Um romance de época baseado em factos reais.

 

Hélia correia traça-nos com esta obra um retrato fiel  da condição da mulher no século dezanove. Ela conta a história de Lizzy, uma jovem que posa como modelo para um pintor chamado Gabriel. Todas estas personagens existiram.

 

As mulheres que se dedicavam ás artes, especialmente quem ousava ser modelo de pintores, era tratada quase como  uma prostituta. Lizzy sofria na pele esse preconceito.

 

Ela mais tarde viria a desenvolver aquilo que hoje  chamamos de anorexia nervosa, de depressão e de  ansiedade. Naquela altura ninguém sabia o que a  Elisabeth tinha. Isso fazia dela uma figura preferencial para retratar.  Queria-se que uma mulher fosse frágil, delicada, que comesse pouco, que não tivesse músculos como as mulheres do campo…Naquela altura era assim e eu penso que, de certa forma, isso foi passado para os dias de hoje.  Veja-se o que passam as profissionais da moda atualmente.

 

Como eu disse atrás, quanto ás doenças do foro mental e  psicológico, só há muito pouco tempo é que se fala de depressão, burnout, ansiedade, doenças do comportamento alimentar…Até aí, as pessoas sofriam. Os médicos não conseguiam diagnosticar o problema exato dos pacientes.

 

Elisabeth acaba por se suicidar.

 

Neste livro também está retratado um certo fascínio pela morte, pela morbidez, pelo sofrimento humano.

 

Outros tempos. Eu já por mais do que uma vez disse aqui que tenho muita sorte em  ter  nascido nos tempos de agora. Da maneira que eu sou…

 

No comments: