Difícil, por mais livros de autoajuda como este que sejam escritos. Nós sempre vamos errar quando toca a lidar com os outros.
Jamil Albuquerque traz-nos aqui algumas dicas para prosperar nos negócios e na vida social e familiar. Como? Aprendendo a lidar com pessoas. Muitos negócios ficam pelo caminho devido á incapacidade de compreender os outros e também a si mesmos. Características dos interlocutores que podem colidir fazem com que algo que aparentemente seja de fácil concretização, não passe do papel.
O nosso principal defeito é que tendemos a moldar os outros por nós próprios e essa abordagem não é a correta. Temos de ter uma mente aberta para compreender quem temos á frente e adaptar as nossas interações ás suas características. Não tem de ser ele a adaptar-se a mim. Se calhar o ideal seria haver cedências de parte a parte porque o bom negócio e as boas relações dão-se quando ambas as partes saem a ganhar.
Ser simpático, compreensivo, questionar, ter bom humor, falar o mais possível com a pessoa, interessando-se pela sua vida, são algumas das estratégias e abordagens. Saber ouvir é também muito importante.
A propósito: ri-me bastante com uma história contada neste livro que aqui vou partilhar. Havia um casal que discutia muito. Os membros falavam ao mesmo tempo e dificilmente se ouviam um ao outro. Um dia o homem pediu conselhos a um velhote que lhe deu uma garrafa de uma bebida transparente e disse-lhe que ele tinha de colocar o líquido na boca e tinha de o manter assim durante trinta minutos. Chegou ele a casa com a boca cheia desse líquido e ouviu a mulher discutir. Ele não podia discutir com ela, apenas ouvia. Isso aconteceu ao longo de alguns dias e o casamento deles recuperou porque já não havia discussões. Então o homem foi ter com o velho e perguntou o que havia na garrafa. E então o velho disse-lhe que era apenas água.
Algo se retira destas leituras.
No comments:
Post a Comment