Saturday, August 30, 2025

“Enquanto o coração Bater” (impressões pessoais)

Livro  sugerido de forma incrível para o nosso grupo de leitura.

 

Esta é a história de Cora e Dean que  implicam um com o outro desde o liceu. Dean está noivo da irmã de Cora. No dia do aniversário da irmã, Cora perde a carteira e não tem dinheiro para apanhar um transporte. Ela foi abordada no bar por um homem com más intenções e provavelmente foi ele que lhe roubou a carteira. Desesperada, não tem outra  hipótese, que não ligar ao seu  futuro cunhado para a levar a casa.

 

O mesmo homem que abordou Cora no bar acaba por raptar os dois e os trancar numa cave. Ameaçando matá-los, ele obriga-os a terem relações sexuais para ele poder  assistir. Também viola cora mas gosta mais de ver.

 

Um dia o homem que se chama Earl maltrata Cora e Dean acaba por se libertar e matar Earl á pancada.  Eles acabam por sair e uma nova vida começa para eles, um pouco ligada ao trauma por que ambos passaram. Eles partilharam emoções muito fortes e algo os ligou. Talvez já existisse uma química entre ambos.

 

O problema é que Dean era o futuro marido da sua irmã. ela não queria trair a irmã e gerou-se ali um conflito. Cora e Dean passam tempos difíceis.

 

Mas enquanto o coração bater tudo pode acontecer.

 

Friday, August 29, 2025

O que se confirmou

 

Benfica e Braga estão na fase regular da Champions League e da Liga Europa respetivamente. Santa Clara fica pelo caminho na Conference League.

 

O Benfica venceu o Fenerbahce de  José Mourinho por 1-0.  Este golo teve a particularidade de ter sido apontado por Akturkoglu- jogador que está a ser negociado…pelo Fenerbahce. Se for para lá o jogador turco sabe que não vai á Champions por sua culpa. Só prejuízo.

 

O Benfica com esta passagem nem tinha necessidade de vender mas o jogador quer regressar ao seu país, ao que parece, invocando razões familiares.

 

O Braga voltou a golear a frágil equipa do Lincoln de Gibraltar por 5-1.

 

Como eu previa, o Santa Clara foi eliminado da fase regular da Conference League. A deslocação à irlanda para defrontar o Shamrock Rovers resultou num nulo no marcador. De recordar que os açorianos perderam em casa na semana passada por 1-2. Foi notória a diferença de andamento entre estas equipas, fruto de diferentes fases das respetivas competições domésticas. Os irlandeses começaram a sua liga em fevereiro e estão quase a terminar. O nosso campeonato começou há poucas semanas. É o preço a pagar por estarmos inseridos nestas eliminatórias, apanhamos estas equipas que durante o verão têm mais andamento do que nós.

 

Sendo assim, teremos Sporting e Benfica na Champions  League e Porto e Braga na Liga Europa. Há que pontuar o mais possível para evitar estes jogos por vezes imprevisíveis.

 

Thursday, August 28, 2025

“O Hospital De alfaces” (impressões pessoais)

 

Toda a gente que vive em Portugal, independentemente de conhecer ou não Pedro Chagas Freitas, acompanhou quase diariamente o seu drama  pessoal.

 

O seu filho Benjamim  padecia de uma doença hepática que requeria um transplante de fígado. As coisas não correram como o previsto e nós, quase diariamente, assistíamos ao desabafo de um pai face á incerteza, á inquietação, ao medo. Também se via nas suas publicações amor e muita esperança. Eram desabafos de um pai que estava a sofrer, de uma família que estava confinada a viver um dia de cada vez sem saber que o dia de amanhã poderia ser o último.

 

Felizmente parece que tudo correu bem e este pai, que por acaso também é escritor, transformou a sua dor, a sua angústia, o seu medo da perda, em algo criativo. Transformou o que viveu naqueles desesperantes dias de incerteza num livro. Desmontou tudo o que passou e transformou numa história de esperança.

 

Muitas vezes são estes momentos extremos de emoções fortes na vida das pessoas que as levam á escrita de grandes obras, que levam realmente a abrirem a sua alma, a partilhar sentimentos, inquietudes, até a dor.

 

Esta é uma história de esperança, de luta de  resiliência. Mais do que tudo, é uma história de amor incondicional entre pais e filhos.

 

De leitura obrigatória.