Wednesday, June 04, 2025

Estádio Da Luz como nunca se viu

 

E finalmente ontem tivemos a oportunidade de visitar o Estádio Da Luz no âmbito de um projeto levado a cabo pela câmara  Municipal De Coimbra. Esta iniciativa estava inicialmente programada para o dia 29 de abril mas acabou por ser adiada devido ao apagão da véspera.

 

Assim sendo, tivemos oportunidade de visitar as instalações do Glorioso SLB e perceber a real grandeza deste clube. Não há dúvidas de que o Benfica é o maior clube português, por mais que os adversários digam o contrário. O Estádio Da Luz é um mundo. Já ali tinha estado em 2005 para  assistir a um decisivo Benfica-sporting que o Benfica acabaria por vencer por 1-0, golo do Luisão nos instantes finais. Um momento memorável.

 

Antes da visita ouvimos uma apresentação levada a cabo por funcionários do clube sobre sustentabilidade e responsabilidade social. Ficámos a par  dos mais importantes projetos e iniciativas levadas a cabo pelo Benfica em Portugal e além-fronteiras.

 

Seguiu-se o Museu  Cosme Damião. O  tempo era escasso. Nem um dia chegaria para vermos tudo,. Pudemos tocar em equipamentos antigos e até em alguns troféus.

 

Eu tive oportunidade de visitar o busto de Miki Feher, algo que sonhava visitar.

 

Para o final ficaram as visitas á BTV e ao centro de produção documental. Também estivemos no local onde se guardam os objetos que depois podem ir para o museu. Fiquei impressionada com o currículo desportivo do Eusébio- uma figura tão grande como o Benfica. Foi nessa altura que senti um orgulho enorme em o ter conhecido pessoalmente, por mais que numa ocasião o tenha  cumprimentado com as mãos sujas de lama por ter andado a jogar a bola na relva escorregadia do estádio do Anadia.

 

As paredes dos corredores do Estádio Da Luz estão cobertas de glória. São muitos os craques ali imortalizados. Sente-se mesmo uma energia muito boa, muito positiva. Uma energia inspiradora.

 

Adorei esta visita e gostaria de repetir, desta vez com mais tempo e mais calma, nomeadamente, ao museu.

 

No comments: