Friday, June 06, 2025

“A Palestina Segundo Saramago No Centenário Do Escritor” (impressões pessoais)

 

Este é um pequeno ensaio com opiniões do nosso Prémio Nobel da Literatura em 1998 sobre o conflito de Israel com a Palestina.

 

Estando este conflito novamente na ordem do dia, e passando cem anos do nascimento de Saramago, reuniram-se as ideias vincadas do escritor sobre este conflito ao qual não foi indiferente.

 

Bem ao seu jeito, sem filtros, Saramago foi dizendo o que pensava deste conflito. O preço a pagar foram todos os seus livros retirados das livrarias  israelitas. Mas ele jamais se vergou. Nem outra coisa seria de esperar de um homem conhecido pela sua frontalidade, mesmo que tal lhe viesse a causar dissabores. Saramago prefere dizer do que mandar dizer. Pena de pavio curto.

 

Chegou mesmo a escrever com todas as letras que os antepassados dos israelitas que morreram ás mãos dos nazis nas câmaras de  gás nos campos de concentração teriam vergonha do que os judeus atuais  estão a fazer com os palestinos.

 

E ainda Saramago não viveu para testemunhar o que se está a passar aos dias de hoje. Nem quero imaginar o que escreveria.

 

No comments: