Friday, July 19, 2024

“Eu Sou As Escolhas Que Faço” (impressões pessoais)

 

Fazendo aqui uma pausa na maravilhosa viagem  através da leitura para um livro de autoajuda.

 

Nesta pequena obra são dadas dicas para a nossa realização pessoal, para a nossa felicidade. Tudo depende das escolhas que podemos fazer. Correr atrás dos nossos sonhos pode mudar a nossa vida. Mesmo se esses sonhos forem loucos ou inalcançáveis. Não se deve desistir de procurar.

 

O que salta á vista neste livro é a diferença entre emprego, carreira e vocação. O emprego é simplesmente a ocupação que temos num determinado horário apenas e só com o objetivo de ganhar dinheiro, muitas vezes sem qualquer prazer. Mais uma obrigação. Carreira é a evolução que podemos ter dentro desse emprego com o intuito de ganhar mais dinheiro e prestígio.  Também nem sempre isso proporciona prazer ou realização pessoal. A vocação já é aquilo que mais gostamos de fazer, aquilo que não é um emprego, que é feito sem esforço, com prazer, mesmo que não tiremos disso grandes proveitos económicos.

 

Uma das ideias mais loucas que aqui é indicada para exercício é que façamos o nosso obituário primeiro com as  nossas características atuais e depois com o que imaginaríamos para a nossa vida se ela fosse feita a partir das nossas escolhas e da  nossa vocação.


Afinal de contas, somos o que fazemos.

 

Foi pena este livro estar tão mal digitalizado e eu ter passado grande parte do tempo a decifrar o que lá estava escrito. Não se pode ter tudo.

 

No comments: