Thursday, March 14, 2024

“Sobreviver A Teerão” (impressões pessoais)

Uma história verídica. Mãe e filha viveram um autêntico pesadelo á conta do marido e pai devido ao seu fanatismo religioso.

 

Tinha ambos os livros na minha lista de leitura mas  só consegui o livro escrito pela filha que atualmente é psicóloga e  narra aqui o seu ponto de vista sobre o pesadelo que viveu á conta do seu pai falecido em 2009, médico de profissão, que sempre viveu no Ocidente mas, com a revolução  islâmica no Irão, resolveu regressar com o pretexto da guerra com o Iraque e com a necessidade de médicos para cuidar das vítimas do conflito.

 

Este homem mentiu á mulher dizendo que iriam apenas passar duas semanas em Teerão. A mulher era cidadã americana e viveu juntamente com a filha momentos de puro horror ás mãos de um homem que julgavam conhecer.

 

Elas acabariam por fugir do Irão e regressar aos Estados unidos, sempre com a ameaça do regresso do homem que podia recambiá-las para Teerão e aí seria feita justiça por ofensas a Deus  e à honra. Ainda por cima, mãe e filha tornaram-se cristãs devotas, não descurando as tradições persas.

 

Neste livro a protagonista faz questão de realçar que não confunde o povo iraniano  com o monstro fanático que foi o seu pai, até porque foram iranianos a ajudar as duas na fuga.

 

Outros iranianos que viviam nos Estados Unidos mostraram-se ao lado das duas mulheres, afirmando mesmo aquilo que sabem que eu defendo- se não houvessem as religiões, haveria mais paz e humanidade no Mundo.

 

Misturar Política e Religião é desastroso e não e preciso dar o exemplo do fanatismo islâmico do Médio oriente. Basta recordarmos o que era Portugal há  cinquenta anos atrás. Não era muito diferente e aqui não somos muçulmanos.

 

No irão, infelizmente, as coisas não mudaram.

 

Um testemunho impressionante que nos leva a pensar que Deus permite que um Ser Humano espezinhe outros seres humanos em Seu nome, especialmente os que são do seu próprio sangue.

 

No comments: